Gêneros literários

Estudos literários para vestibulares.

Desde a mais remota antiguidade, as pessoas criam, inventam histórias, contam façanhas de heróis que vencem monstros e inimigos terríveis. Mas também cantam canções de amor, falam de saudades. O termo gênero literário costuma ser utilizado para fazer referência a alguns padrões de composição artística que, ao longo do tempo, têm sido utilizados para dar forma ao imaginário humano.

Conforme as características da forma e do contexto das obras literárias, elas podem se classificadas em três gêneros: épico, lírico e dramático. O gênero épico é representado por textos em que um narrador conta as façanhas de um herói. Ao gênero lírico pertencem os textos em que predomina a expressão do “eu”, em uma espécie de confissão de seus sentimentos e emoções. E o gênero dramático engloba os textos feitos para serem representados diante de um público por um ou mais atores.

A época em que uma obra é criada, o contexto histórico a que ela pertence, pode contribuir para que ela apresente características comuns a outras obras que tiveram origem no mesmo período. Essas características definem os estilos de época.

CLASSIFICAÇÃO DOS ESTILOS LITERÁRIOS

Às vezes, a publicação de uma obra inovadora torna-se o início de um estilo ou movimento literário. Outras, é um fato cultural ou político, que passa a servir de marco para um estilo novo. O critério para a classificação dos estilos literários varia.

Porém, nas artes, e na literatura em geral é impossível afirmar com certeza quando começa ou termina um estilo. O importante é situar determinado estilo na linha do tempo, relacionando-o com o contexto histórico em que surgiu.

Serão destacados os estilos literários do Brasil e de Portugal.